MAIS DE 1.100 PESSOAS SÃO ATENDIDAS COM MUTIRÃO DO GLAUCOMA NA REGIÃO DE CAXIAS - Randyson Laercio

Post Top A

terça-feira, 21 de novembro de 2017

MAIS DE 1.100 PESSOAS SÃO ATENDIDAS COM MUTIRÃO DO GLAUCOMA NA REGIÃO DE CAXIAS

O Mutirão do Glaucoma, promovido pelo Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou de 16 a 19 deste mês 1.161 atendimentos nos sete municípios da Unidade Regional de Saúde de Caxias. Somente no Hospital Macrorregional Dr. Everaldo Ferreira Aragão, em Caxias, 263 pessoas passaram em consulta com oftalmologistas.


“O Mutirão do Glaucoma beneficia muitos cidadãos que aproveitam a proximidade de casa para buscar os serviços de saúde. A oferta do serviço alcança o maior número de pessoas e, ainda, reduz a espera pelo atendimento oftalmológico no interior do estado”, afirma o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula. 

Do total de atendimentos durante o mutirão na região, 68 foram em Buriti, 151 em Duque de Caxias, 181 em Afonso Cunha, 95 em Coelho Neto, 210 em Aldeias Altas, 263 em Caxias e 193 em São João do Sóter. Outras patologias oculares, como catarata, também são investigadas e recebem o encaminhamento necessário para tratamento.

Para o diretor geral do Hospital Macrorregional de Caxias, Jefferson Franklin Almada Coutinho, a grande procura pelo mutirão no local, mesmo com a oferta desse tipo de atendimento tanto na rede privada, quanto na pública, mostra o papel fundamental da unidade de saúde no município. “Hoje, o Hospital Macrorregional é referência. A população procura a unidade, principalmente pela resolutividade que ela dá aos problemas de saúde”, ressaltou.

Segundo a gestora da Unidade Regional de Saúde de Caxias, Alzira Cavalcante, o trabalho realizado permanentemente na região e a mobilização junto aos municípios têm sido o diferencial para a estratégia, que tem dado certo, visto o número elevado de atendidos em apenas quatro dias. “Os municípios reconhecem que o mutirão tem sido efetivo, tanto que estão demandando outros em outras áreas, o que iremos analisar”, avaliou.

O Hospital Macrorregional Dr. Everaldo Ferreira Aragão oferece à população atendimento médico-hospitalar em cirurgia geral, clínica médica, neurologia, ortopedia, cardiologia, urologia, cirurgia plástica (reconstrutiva), proctologia, bucomaxilo e gastroenterologia. Possui uma estrutura com 116 leitos de internação, 26 deles de clínica médica, 26 de clínica pediátrica, 26 de clínica ortopédica, 26 de clínica cirúrgica, 12 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad