PROERD KIDS É IMPLANTADO EM BACABAL - Randyson Laercio

Post Top A

segunda-feira, 8 de maio de 2017

PROERD KIDS É IMPLANTADO EM BACABAL


Aconteceu na manhã da última quinta-feira (4), na escola São João Batista, no bairro Alto da Assunção, em Bacabal, o lançamento do Programa Educacional de Resistência as Drogas e a Violência (Proerd/Kids). O evento contou com as presenças do comandante do 15º BPM, Tenente-coronel Eurico; do Subcomandante do 15º BPM Major PM Aguiar; do secretário municipal de Educação, professor Carlos Gusmão; do secretário de assuntos políticos do município, Rogério Santos, que representou o prefeito municipal e dos instrutores, Sargento PM Brito, Cabos Ivanildo e Nayjara e dos Soldados PM  Letícia e Alana. O programa atenderá alunos do 3º ano das escolas municipais, em total de seis, com aproximadamente 300 (trezentos) alunos no total, na faixa etária de 6 e 7 anos.

Proerd/Kids tem o objetivo de repassar orientações de segurança pessoal e mostrar aos alunos como podem evitar passar por situações arriscadas e a manter-se seguros como pedestres, passageiros, ciclistas, e também como se divertirem de forma segura.

O Proerd Kids ensina aos alunos os procedimentos a adotar em situações de emergência ou quando ocorrem eventos inesperados. Eles recebem as primeiras noções de habilidades vitais essenciais, como dizer não e pedir ajuda. Tudo isso busca repassar diversos conceitos de segurança pessoal, sendo prevista até a inclusão de situações que envolvem a necessidade das crianças reconhecerem drogas e violência e apresentarem escolhas e comportamentos adequados diante delas. Informações sobre os danos causados pelo uso de drogas também são repassadas.

Aulas sobre como saber dizer não, saber controlar a raiva e outras emoções intensas e a busca da resolução pacífica de conflitos são ministradas, mostrando ao aluno como expressar seus sentimentos de maneira saudável. Além disso, o objetivo é de levar o aluno à participação e interatividade nas discussões e no desenvolvimento de habilidades que os conduza a solução dos problemas e dificuldades.

Os ensinamentos buscam proteger as crianças sobre outros perigos, já que elas são também vítimas de assalto, abuso ou de outras formas de violência. É imprescindível educá-las sobre o modo como molestadores em potencial podem tentar seduzi-las, e o que elas podem dizer e fazer em situações perigosas. Ajudar as crianças a evitar situações e decisões arriscadas é igualmente importante e faz parte do currículo ministrado. Juntamente com esse esclarecimento, são ensinadas também estratégias de resistência e capacidade de reação.

O Proerd em Bacabal é uma parceria entre a Polícia Militar do Estado do Maranhão, através do comando do 15º BPM e a secretária municipal de Educação que tem a frente o professor Carlos Gusmão.

As aulas proerdianas para os alunos do 5º ano começarão no segundo semestre de 2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad