DEZ MUNICÍPIOS RECEBEM SERVIÇOS DE SAÚDE DURANTE "CARAVANA GOVERNO DE TODOS" - Randyson Laercio

Post Top A

sexta-feira, 21 de abril de 2017

DEZ MUNICÍPIOS RECEBEM SERVIÇOS DE SAÚDE DURANTE "CARAVANA GOVERNO DE TODOS"


A 'Caravana Governo de Todos' levará serviços de saúde a mais dez municípios maranhenses. Executadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), as atividades incluem consultas ortopédicas e oftalmológicas, oferta de exames como ultrassonografia, tomografia e preventivos, além de serviços na área da atenção primária em saúde. A Caravana, coordenada pela Secretaria de Estado da Comunicação e Assuntos Políticos (Secap), acontece entre esta quinta-feira (20) e sábado (22).

A secretária adjunta de Assistência à Saúde da SES, Teófila Monteiro, ressaltou o esforço que a SES tem realizado para agregar serviços à caravana. “A cada edição buscamos expandir as atividades. Estamos trabalhando com o intuito de oferecer atendimentos que beneficiem a população. Com as consultas médicas estamos facilitando o acesso aos serviços e beneficiando os maranhenses com atendimento especializado”, disse.

Na área da Atenção Básica serão oferecidos serviços como aferição de pressão, glicemia, avaliação nutricional, orientações sobre saúde bucal, vacinação, além de testes rápidos para detecção de sífilis, HIV e hepatites. As atividades começaram nesta quinta-feira (20) no município de Arame, onde foram ofertados serviços de vacinação, testes rápidos e consultas com profissionais da Força Estadual de Saúde (Fesma) que atuam no local.

Na sexta-feira (21), as atividades serão realizadas nos municípios de Açailândia, Carolina, São João dos Patos, João Lisboa e Santa Luzia. No sábado (22), recebem a caravana os municípios de Bacabal, Esperantinópolis, Santa Quitéria, Barreirinhas e Zé Doca. Cada município receberá ações específicas, de acordo com a demanda e os serviços disponíveis para cada região.

Nos municípios de São João dos Patos, Santa Luzia, Esperantinópolis e Zé Doca, por exemplo, serão realizados atendimentos médicos em ortopedia. Já em Bacabal, além de atendimentos médicos no Hospital Regional Dra. Laura Vasconcelos, serão realizados até sessenta exames, sendo trinta ultrassonografias e trinta tomografias. Em Açailândia, haverá atendimento oftalmológico além de vacinação, teste rápido e aferição de pressão arterial, com o apoio das equipes de saúde do município.

As atividades nos municípios de Santa Luzia, Bacabal, Esperantinópolis, Zé Doca e Santa Quitéria contarão com o apoio dos profissionais da Fesma, que também orientarão a população acerca da saúde bucal, com a distribuição de 750 kits de escovação. Já a carreta de prevenção e combate ao câncer estará em Carolina e Santa Quitéria, realizando exames preventivos.

BOX - PROGRAMAÇÃO
Sexta-feira (21), das 8h às 13h.
Açailândia. Local: Praça da Cultura, Avenida Kenedy, Residencial Tropical. Atividades: Atendimento oftalmológico, além de vacinação, teste rápido, aferição de pressão arterial.

Carolina. Local: Ginásio de Esportes Mauro Bezerra. Atividades: Realização de preventivos, aferição de pressão e glicemia.

São João dos Patos. Local: Centro Educacional Paulo Ramos. Atividades: Atendimento médico em ortopedia.

Sexta-feira (21), das 13h às 18h.
João Lisboa. Local: Centro Educacional La Rocque. Atividades: Teste rápido, vacinação e aferição de pressão arterial.

Santa Luzia. Local: Centro Educacional Cícero Ferreira. Atividades: Consultas ortopédicas, vacinação, teste rápido e atendimento da Fesma.

Sábado (22), das 8h às 13h.
Bacabal. Local: Colégio Militar Tiradentes. Atividades: Teste rápido, vacinação, aferição de pressão, ações educativas da Vigilância Sanitária, atendimentos da Fesma e atendimentos médicos no Hospital Regional Laura Vasconcelos com exames de ultrassonografias e tomografias.

Esperantinópolis. Local: Centro Educacional Antonio Correia. Atividades: Teste rápido, atendimento da Fesma e consultas ortopédicas.

Santa Quitéria. Local: Complexo Educacional Conego Nestor Cunha. Atividades: Exames preventivos, atendimentos da Fesma, aferição de pressão arterial e glicemia e testes rápidos.

Sábado (22), das 13h às 18h.
Zé Doca. Local: Complexo Educacional Nelson Serejo de Carvalho (CEMA). Atividades: Consultas ortopédicas, atendimento da Fesma, teste rápido e vacinação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad