JOÃO MARCELO DEFENDE CRIAÇÃO DE PROGRAMA NACIONAL PARA IDOSOS - Randyson Laercio

Post Top A

quarta-feira, 9 de novembro de 2016

JOÃO MARCELO DEFENDE CRIAÇÃO DE PROGRAMA NACIONAL PARA IDOSOS

Na manhã desta terça-feira (08), na abertura do Seminário "Idoso: Direitos e Garantias para um Envelhecimento Seguro", na Câmara Federal, em Brasília, o deputado João Marcelo Souza (PMDB/MA) defendeu a criação de um programa nacional específico para este segmento da população. "Temos um programa para as crianças, o Criança Feliz, que é muito importante. Mas precisamos de um programa do Executivo, de Governo, direcionado à pessoa idosa", propôs. 

João Marcelo é vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa-CIDOSO, organizadora do evento.Ele lembrou que, segundo projeção do IBGE, em 2050, o Brasil terá 29% da população, cerca de 66 milhões de pessoas, com mais de 60 anos. "Temos que ter um olhar cuidadoso para esta fase. O envelhecimento tem que ser uma oportunidade, não um estorvo", enfatizou.

O parlamentar peemedebista exemplificou a necessidade do programa nacional ao citar os excelentes resultados do projeto JADES, desenvolvido pela sociedade civil no município de Bacabal/MA, sob a coordenação da professora Vanusa Bacelar. O projeto tem diversas atividades, principalmente a dança, promovendo o bem-estar e a qualidade de vida dos mais velhos e prevenindo doenças, como a depressão e a diabetes. "Se organizaram, criaram formas dos idosos se encontrarem, em salões, espaços de entidades, quadras de esportes de colégios, para dançar zumba, fazer artesanato e tantas outras atividades", afirmou João Marcelo.

Também participaram do Seminário o presidente do Centro Internacional de Longevidade no Brasil (ILC-Brasil), o médico Alexandre Kalache, o secretário-adjunto da Secretaria de Direitos Humanos do Ministério da Justiça, embaixador Sílvio José Albuquerque e Silva, o presidente do Sindicato dos Aposentados, Pensionistas e Idosos da União Geral dos Trabalhadores (SINDIAPI-UGT), Natal Leo, a jornalista e blogueira do Portal dos Aposentados, Miriam Stein, entre outras autoridades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad