GOVERNO REALIZA RODADA DE NEGÓCIO DO "MARANHÃO MAIS PRODUTIVO" EM BACABAL - Randyson Laercio

Post Top A

segunda-feira, 4 de abril de 2016

GOVERNO REALIZA RODADA DE NEGÓCIO DO "MARANHÃO MAIS PRODUTIVO" EM BACABAL



Para atender as demandas de empresas, com produtos, serviços e mão de obra maranhense, o Governo do Estado realizou, no sábado (2), em Bacabal, mais uma rodada de negócio do Programa ‘Maranhão Mais Produtivo’. A intenção é possibilitar que micro e pequenos empreendedores, instalados no Maranhão, possam ampliar sua participação no mercado local e conquistarem novos mercados.

Desta vez, a empresa Agroexport, do ramo de exportação de boi vivo, também chamado de boi em pé, apresentou sua demanda de compra para produtores da região, que receberam consultoria, formalizando um canal direto de comunicação para aqueles que, de alguma forma, ainda tem dificuldades a respeito de padrões de qualidade e serviços prestados.

“Por meio das rodadas de negócios, as pequenas e microempresas, e neste caso o produtor, estão tendo um contato direto com grandes empresas. Nossa intenção, é que estas empresas comprem produtos do Maranhão e assim, estaremos dando maior competitividade e abrindo novos mercados, como é o caso da exportação de boi vivo”, ressaltou o secretário de Estado de Indústria e Comércio, Simplício Araújo.

O Superintendente de Apoio ao Desenvolvimento Agropecuário, da Secretaria de Estado de Agricultura e Pesca (Sagrima), Antônio Dino, ressaltou que as rodadas de negócio, abrem novos mercados para os produtores maranhenses. “Essas rodadas de negócio são de grande importância, porque é uma nova forma de comercialização, o produtor tem mais uma alternativa que é a exportação de boi em pé, isso é bom tanto para o produtor, quanto para o exportador e, principalmente, para o Maranhão”.  

José Antônio da Silva Feitosa, coordenador da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda de Bacabal disse que o município está colaborando com medidas que visam o crescimento econômico da região. “O Governo municipal é sensível ao desenvolvimento, e a gente soma com o Governo do Estado, para que juntos possamos trabalhar a exportação de boi em pé, ajudando assim, a região a crescer”, acentuou.

 Apoio a iniciativa

Produtores da região de Bacabal e entidades do ramo da agropecuária estão otimistas com a realização das rodadas de negócios. Para o presidente da Federação da Agricultura do Estado do Maranhão, Raimundo Coelho, a iniciativa representa avanços para o setor da agropecuária e reforça a parceria entre Governo do Estado e o setor produtivo.

“A rodada de negócio para nós é quase um ponto máximo, pois esse trabalho em parceria entre o Governo do Estado, o setor privado e agropecuário do Maranhão, é um movimento em favor do desenvolvimento do setor agropecuário, é algo extraordinário, é uma demonstração de que todos estão interessados em fazer esse setor crescer ainda mais no Estado”, afirmou Raimundo Coelho.  

Já, Ramon Arrais, presidente do Sindicato Rural de Bacabal, destacou que com o acesso ao mercado de exportação do boi em pé, o criador pode aumentar a renda. “Essa nova oportunidade de negócio, tende agregar valor ao boi, e aumentando esse valor, melhora o lucro para o pecuarista e, assim aumenta sua renda”.

Para Antônio Jacinto de Melo, pecuarista do município de Bom Lugar, as rodadas de negócios estão abrindo novos mercados. “A rodada de negócio abriu mais uma porta para vendermos nosso boi. Nós tínhamos muita dificuldade de vender nosso boi e hoje nós temos mais uma linha de negócio”.



Embarque 100% maranhense

Em novembro do ano passado, houve a realização do embarque bem-sucedido de 5.000 bois vivos pelo Porto do Itaqui. Desde então, o Governo vem debatendo essa oportunidade de negócio por meio de encontros e audiência pública.

 Ao fazer a avaliação da rodada de negócio, o diretor da AgroExpot, Alexandre Castro Cunha, anunciou que a intenção da empresa é comprar bois do Maranhão para abastecer as próximas exportações via Porto do Itaqui. Ainda, segundo o diretor, o próximo embarque será realizado em breve.

“A rodada de negócio foi muito positiva e a AgroExport tem muito interesse no gado maranhense, nós estamos com a EPE (Estabelecimentos Pré-Embarque) e com um navio chegando. Vai ser um embarque com 100% de gado maranhense. Estamos muito interessados em continuar essa parceria com o produtor rural, com o Governo do Estado. Estamos aqui para intensificar o acesso do mercado maranhense ao mercado exterior”, afirmou o diretor da AgroExpot, Alexandre Castro Cunha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad