MUNICÍPIO DE VITORINO FREIRE RECEBE PROJETO"MAIS LAZER PARA TODOS" - Randyson Laercio

Post Top A

sábado, 23 de janeiro de 2016

MUNICÍPIO DE VITORINO FREIRE RECEBE PROJETO"MAIS LAZER PARA TODOS"



O município de Vitorino Freire recebeu o “Mais Lazer para Todos”, projeto lançado pelo governador Flávio Dino durante solenidade realizada, na última quarta-feira (20), no Palácio Henrique de La Roque. O projeto, iniciado na quinta-feira e vai até sábado (23), compreende um pacote de ações de lazer e recreação, com foco em atividades físicas, jogos, recreação e apresentações artísticas e culturais, que atendem o público em geral.

Para desenvolver uma proposta de política pública e social que atenda às necessidades do esporte, lazer e recreação para população maranhense, uma equipe técnica da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Sedel) desembarcou no município de Vitorino Freire e já iniciou a primeira ação de trabalho do projeto, que é a realização de visita técnica com gestores municipais e lideranças comunitárias.

“Realizamos visita técnica com o prefeito, vereadores, secretários, lideranças comunitárias e parte da população para apresentação do projeto, seleção do espaço físico para as atividades, e alinhamento das competências das partes envolvidas”, disse Gigi Moreira, assessor técnico da Sedel.

No segundo e terceiro dia de ação, 50 vitorinenses, dentre profissionais de Educação Física, professores, gestores e lideranças comunitárias, serão contemplados pelo curso Capacitação em Lazer, que habilitará novos agentes para trabalhar com lazer e esporte. A capacitação engloba teoria e prática, e conta com a carga horária de 20 horas certificadas.

Durante o quarto dia do projeto, o município vivenciará o ‘Manhã de Lazer’, com atividades desenvolvidas pela equipe do projeto e pelos participantes do curso de capacitação. Dentre as atividades haverá aulão de alongamento, ginástica, exercícios físicos, voleibol, handebol, basquete, futebol de travinha, futsal, tênis de mesa, pula corda, corridas, jogos de dama, dominó, xadrez, capoeira, desenho, pintura, montagem e colagem.

Ainda no quarto dia de ação haverá apresentações culturais e artísticas, bem como brincadeiras folclóricas, danças, música, teatro, artesanato, filmes e espaço de leitura. As atividades serão diversificadas de acordo com a realidade local de cada município sede do projeto, cumprindo sempre as necessidades de adaptação para garantir a participação de pessoas com necessidades especiais.

Segundo o secretário de Esporte e Lazer, Márcio Jardim, a execução desse plano de ações para o esporte vem preencher a carência deste setor e oportunizar o acesso a todos os segmentos sociais, principalmente, ao menos favorecidos. “Investir no esporte é possibilitar a inclusão social afastando jovens das situações de risco e promovendo saúde”, disse.

Em sua primeira edição, o projeto contemplará, também, os municípios de Água Doce, Belágua, Cajarí, Centro Novo do Maranhão, Mirinzal, Pedro do Rosário, Porto Rico, São Raimundo Doca Bezerra, São Luís, Serrano do Maranhão, Viana e Vitória do Mearim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad