DEPUTADO ROBERTO COSTA SOLICITA IMPLANTAÇÃO DE UNIDADE DO IEMA EM BACABAL - Randyson Laercio

Post Top A

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

DEPUTADO ROBERTO COSTA SOLICITA IMPLANTAÇÃO DE UNIDADE DO IEMA EM BACABAL

Deputado Roberto Costa solicitou ao secretário implantação do IEMA em Bacabal.
Em reunião ordinária, presidida pelo Deputado Roberto Costa (PMDB), na Assembleia Legislativa, na manhã de hoje (07), a Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia discutiu a implantação da Unidade Plena do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia (IEMA) nos municípios maranhenses. Na ocasião, o Deputado Roberto Costa solicitou ao Secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Bira do Pindaré, a contemplação do projeto no município de Bacabal.

"É importante ressaltar a cidade de Bacabal como um polo educacional, tendo nela instalações das Universidades Federal e Estadual do Maranhão, além do IFMA, a Febac e entre outras universidades particulares, logo será de suma importância a implementação de mais este projeto para alavancar a educação, não só de Bacabal, mas também da região do Médio Mearim", afirmou.

O presidente da Comissão de Educação, falou ainda da importância do debate para o processo de criação de uma rede de educação profissional no Estado.  “A nossa expectativa é que este projeto, dada a sua inequívoca relevância para o Maranhão, possa ser concretizado em toda a sua plenitude e, por isto mesmo, louvamos a presença do secretário Bira do Pindaré, aqui nesta Casa, para fornecer as explicações necessárias sobre a implantação do Iema em nosso Estado”, declarou Roberto Costa, ao fazer a abertura da reunião.

O projeto da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI) contemplará a longo prazo 23 municípios, meta estipulada pela SCTI para ser cumprida até 2018. Ainda no início de 2016, está prevista a construção de cinco IEMAs nas cidades de São Luís, Bacabeira, Axixá, Pindaré e São José de Ribamar. Além das disciplinas tradicionais, os estudantes serão preparados para planejar e praticar ações cotidianas. Para isso, será disponibilizada uma estrutura completa que inclui material didático, refeições, espaços de lazer, laboratórios e bibliotecas amplas, além de professores preparados e valorizados.

De acordo com Bira do Pindaré, o projeto abrange três tipos de Unidades: vocacional, plena e de educação à distância. Para Bacabal, o Secretário informou a possibilidade de implantação da Unidade Vocacional para, futuramente, tornar-se uma Unidade Plena. A instalação do Iema prevê a oferta de ensino profissional e tecnológico de nível médio e superior em todas as modalidades

"A pedido do Deputado Roberto Costa ajudaremos na regularização do terreno situado na cidade para a construção dessa Unidade, para então expandí-la plenamente. É necessária a recuperação deste terreno na viabilização da instalação do IEMA", disse.

O Instituto de Co-Responsabilidade pela Educação (ICE), que presta consultoria à Secti, é referência na promoção qualificada do ensino em escolas públicas. O padrão já é desenvolvido em outros estados do Nordeste, como Pernambuco e Ceará, com 160 e 60 instituições, respectivamente. A proposta é replicar as escolas em todo o território maranhense.

Entre as principais metas do Iema, está diminuir o índice de evasão escolar e de repetência e melhorar o desempenho dos maranhenses no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O acompanhamento individualizado permitirá com que os déficits sejam identificados. A construção participativa do Iema prevê audiências públicas e outros espaços de debate com a sociedade civil. Assim, serão respeitadas as características locais e regionais dos 23 municípios que receberão o Instituto.

Além do presidente da Comissão de Educação, Roberto Costa, a reunião contou também com a presença dos deputados Wellington do Curso (PPS), Professor Marco Aurélio (PCdoB) e Fernando Furtado (PCdoB) e do pro-reitor de Pesquisa do Iema, professor Dario Soares, e da pro-reitora de Ensino, Socorro Fortes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad