ALERTA DE VENCIMENTO DA CNH AUMENTA A PROCURA PELA RENOVAÇÃO DO DOCUMENTO NO MARANHÃO - Randyson Laercio

Post Top A

domingo, 9 de agosto de 2015

ALERTA DE VENCIMENTO DA CNH AUMENTA A PROCURA PELA RENOVAÇÃO DO DOCUMENTO NO MARANHÃO

Mais de 10 mil motoristas renovaram a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) no Maranhão no mês de julho. O número representa um aumento de 25% em relação ao mesmo período do ano passado, quando pouco mais de 7.700 condutores renovaram o documento. 

Um dos principais fatores responsáveis pelo crescimento é a nova estratégia adotada pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran) de enviar aos condutores, por antecipação, aviso de vencimento da CNH. 

Desde o dia 1º de junho deste ano, 16 mil motoristas maranhenses, com Permissão para Dirigir (PD) ou Carteira Nacional de Habilitação com data de vencimento entre 20 de junho a 31 julho, receberam, em casa, uma carta-alerta do Detran, informando o fim da validade das PDs ou CNHs. O novo serviço, instalado este ano pelo Governo do Maranhão, é fruto da expansão da parceria entre o Detran e a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (Correios).

“As cartas alertas ajudam o condutor a lembrar da data do vencimento do documento e a evitar problemas sérios, já que dirigir com Permissão ou CNH vencida é considerado infração gravíssima pelo Código de Trânsito Brasileiro, gerando sete pontos na habilitação, multa de R$ 191,54 e retenção do veículo até a vinda de uma pessoa habilitada para resgatá-lo”, explica o diretor geral do Detran, Antonio Nunes. 

De acordo com dados do Detran, no ano passado, 1.430 condutores foram flagrados dirigindo veículos com PD ou CNH vencidas há mais de 30 dias. No primeiro semestre de 2015, apenas 635 infrações pelo mesmo motivo foram registradas.

Com a intensificação da fiscalização do trânsito nas ruas, os motoristas ficaram mais atentos ao prazo de renovação da CNH. Em julho passado, dos 725.414 condutores habilitados no Maranhão, 10.285 renovaram a carteira de motorista. No ano passado, no mesmo período, 7.758 condutores solicitaram a troca do documento de habilitação. 

Comparando os dois períodos, houve em julho deste ano um aumento de mais de 25 % no número de renovação de PD e CNH.

O aumento no número da renovação de carteiras de motoristas também refletiu na quantidade de emissões de CNHs e PDs pelo Detran. Em junho e julho deste ano foram emitidas 38.502 habilitações, muito acima das 33.266 emitidas no mesmo período em 2014. Além da renovação, as emissões incluem solicitação de 2º via de CNH e alteração de categorias.

Segundo o Detran, até dezembro deste ano, 51.225 CNHs e PDs de condutores maranhenses precisarão ser renovadas. Entre agosto e setembro, mais 20 mil condutores no Maranhão devem receber em suas residências a Carta Alerta de vencimento da Carteira Nacional de Habilitação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad