DEPUTADO JOÃO MARCELO SOUZA PARTICIPA DO LANÇAMENTO DA FRENTE PARLAMENTAR DO MATOPIBA - Randyson Laercio

Post Top A

terça-feira, 9 de junho de 2015

DEPUTADO JOÃO MARCELO SOUZA PARTICIPA DO LANÇAMENTO DA FRENTE PARLAMENTAR DO MATOPIBA

Foi lançada em reunião da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados, a Frente Parlamentar do Matopiba.

O Matopiba, território que abrange partes dos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia é a nova fronteira para a agricultura brasileira e apresenta oportunidades únicas para elevar a produção agrícola e se desenvolver econômica e socialmente. A fronteira agrícola do Matopiba compreende 73 milhões de hectares, em 31 microrregiões e 337 municípios, onde vivem 5,9 milhões de pessoas.


Elaborado pelo Ministério da Agricultura, o Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba promove ações nas áreas de infraestrutura, inovação e tecnologia e classe média no campo. Segundo a Ministra Kátia Abreu, que estava presente no evento, em 20 anos (1994-2014) a produção de grãos na região passou de 2,5 milhões para 12,5 milhões de toneladas. “Verificaremos as estradas, principalmente as BRs 020 e 242, que cortam a região. Estamos levantando a questão da energia e também das áreas mai apropriadas para irrigação”, declarou a Ministra.

Para o Deputado Federal João Marcelo Souza (PMDB/MA), o Plano de Desenvolvimento Agropecuário do Matopiba irá beneficiar não somente à população desses estados como também toda a população brasileira.  Fortalecerá a política de mercado da região, qualificação de mão de obra, consolidar infraestrutura na região e fortalecer a estrutura social. Segundo o deputado, “somente 15% do tamanho da terra determina a riqueza, o restante é determinado pela tecnologia, é importante investir”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad