GOVERNO INSTALA IDENTIFICAÇÃO BIOMÉTRICA NO SISTEMA PRISIONAL - Randyson Laercio

Post Top A

quarta-feira, 15 de abril de 2015

GOVERNO INSTALA IDENTIFICAÇÃO BIOMÉTRICA NO SISTEMA PRISIONAL

A secretaria de Estado da Justiça e Administração Penitenciária (Sejap) instalou nesta segunda-feira (13) uma central de identificação biométrica no Complexo Penitenciário de Pedrinhas. A instalação seguiu diretriz do governador Flávio Dino para humanizar a execução penal no estado.O sistema permite checar com segurança a identidade e dados pessoais dos detentos, evitando duplicidade, falsidade ou adulteração de documentos e informações.

A central de identificação biométrica utiliza webcam, impressora e leitor de impressão digital. O sistema checa dois bancos de dados para cada interno do Complexo de Pedrinhas. O primeiro traz fotos e ficha pessoal com filiação, escolaridade, endereço, marcas de nascença etc.Esse banco de dados permite, por exemplo,emissão automática da carteira de identidade para detentos que não tenham o documento.

O segundo banco de dados forneceinformações do preso em relação à Justiça, como tempo da pena, motivo da condenação, etc. Para a instalação da central, a Sejap contou com apoio da Polícia Civil que, por meio do Instituto de Identificação, treinou quatro operadores para o sistema. 
Censo carcerário

A identificação biométrica será ferramenta para o censo carcerário. A contagem terá início nas unidades prisionais da Região Metropolitana de São Luís. Em outros 23 municípios, as informações serão coletadaspor meio de formulários que serão encaminhados aos presídios. As informações retornarão à central de identificação biométrica que reunirá o cadastro atualizadode toda a população carcerária do Maranhão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad