DEPUTADO ROBERTO COSTA CONDENA PRIVATIZAÇÃO DO SAAE DE BACABAL - Randyson Laercio

Post Top A

quarta-feira, 15 de abril de 2015

DEPUTADO ROBERTO COSTA CONDENA PRIVATIZAÇÃO DO SAAE DE BACABAL

Na sessão desta quarta-feira, 15, o deputado estadual Roberto Costa(PMDB) condenou a possibilidade de privatização do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) em Bacabal; o assunto tem assustado moradores e funcionários da Companhia, que temem pelo aumento da tarifa de água e pelo desemprego, respectivamente. O deputado afirmou ser contra, uma vez que, em todos os locais onde houve a privatização do sistema de água, a população passou a pagar contas mais caras, além da inclusão de cobrança de novas taxas de serviços; em alguns casos, os reajustes chegaram a 300%.

Como a privatização acontece em todo o sistema, os moradores da zona rural de Bacabal, que atualmente tem água gratuita, teriam que passar a pagar pelo fornecimento. Com contas mais caras, a tendência é que a inadimplência aumente, o que poderia comprometer também a qualidade da prestação do serviço. Segundo o Sindicato dos Urbanitários do Maranhão, a privatização extinguiria a tarifa social, que beneficia os usuários residenciais de baixa renda com a cobrança de valores diferenciados. O deputado defendeu que, em vez da privatização, o que deveria ser tratado é a melhora do sistema de água com o reforço dos investimentos no SAAE. 


"A população tem se rebelado contra essa possibilidade porque a mudança do sistema público para o privado, acarreta ainda mais a vida difícil de muitos bacabalenses. Sabemos que geralmente, empresa que privatiza serviço não tem preocupação social e nem comprometimento com a realidade local, por isso há todo um ônus para a população envolvido nessa negociação; eu confio no trabalho dos vereadores e peço, inclusive, que a Câmara possa intervir e não seja a favor dessa decisão", pontuou. Na última sexta-feira, representantes do Sindicato dos Urbanitários esteve em Bacabal para uma reunião com a sociedade civil e vereadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad