BACABAL: GOVERNO LANÇARÁ PLANO DE TRABALHO DA FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO MARANHÃO - Randyson Laercio

Post Top A

quarta-feira, 22 de abril de 2015

BACABAL: GOVERNO LANÇARÁ PLANO DE TRABALHO DA FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA E AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO E TECNOLÓGICO DO MARANHÃO

O diretor-presidente da Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema), Alex Oliveira, cumpre a partir de hoje, agenda de trabalho no interior do Estado. O objetivo da viagem é apresentar e divulgar para a comunidade científica o Plano de Trabalho da fundação para o ano de 2015. Até sexta-feira (24), o programa será lançado nas cidades de Bacabal, Codó, Caxias e Chapadinha.


A apresentação faz parte do trabalho de interiorização das ações da Fapema e segue determinação do governador Flávio Dino. Para 2015 estão previstos investimentos na ordem de R$ 50,3 milhões em financiamento de projetos nas mais diversas áreas de conhecimento.


A programação terá início pelo município de Bacabal, onde a cerimônia está marcada para acontecer hoje (22), às 19h, no auditório do Fórum Juiz Deusimar Freitas de Carvalho. De Bacabal a equipe da Fapema segue para o município de Codó, com cerimônia prevista para as 10h da quinta-feira (23), no Instituto Federal do Maranhão (IFMA).


Ainda na quinta-feira, o plano de trabalho será lançado em Caxias, às 19h, no campus da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). O encerramento da programação acontecerá na sexta-feira (24) com o lançamento do plano em Chapadinha, marcado para as 14h30 no campus da Universidade Federal do Maranhão (UFMA).


A previsão é que até junho sejam visitadas as cidades de Barra do Corda, Imperatriz, Balsas, Colinas, Santa Inês, Pinheiro e Alcântara, para ampliar os espaços para o diálogo com a comunidade acadêmica e com toda a sociedade maranhense. Essas ações contam com a parceria das instituições de ensino superior do estado.

Plano de trabalho


Anunciado oficialmente no dia 09 de abril pelo governador Flávio Dino, em cerimônia realizada no Palácio Henrique de La Rocque, o plano de trabalho da Fapema tem a finalidade de garantir às instituições de ensino e pesquisa mais condições para a produção do conhecimento, de modo a contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos maranhenses.


A partir deste ano, as chamadas públicas estão reorganizadas em quatro linhas de ações prioritárias para o desenvolvimento da ciência e da inovação tecnológica. Estruturada nas linhas ‘Mais Ciência’, ‘Mais Inovação’, ‘Mais Qualificação’ e ‘Popularização da Ciência’, foram definidos 15 programas e 43 editais que permitirão que a comunidade científica e a sociedade compreendam o processo de fomento, formação de recursos humanos e popularização da ciência.


O plano também garante maior transparência às ações da Fapema. “Associado ao edital, o programa é mais claramente entendido enquanto finalidade da pesquisa. A sociedade espera muito por isso, por um debate em torno do que as pesquisas vão oferecer para transformação social e para melhorar nossa sustentabilidade”, afirma Alex Oliveira.


Algumas das chamadas previstas para este ano já estão disponíveis para inscrição online no site da Fapema. Entre elas, os novos programas “Universidade de Todos Nós” e “Tecnologias Sociais”, que tiveram seus principais aspectos debatidos durante a oficina de planejamento e participação social organizada pela Fundação.(Informações de O Imparcial).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad