TV MIRANTE, MÁRCIO JERRY E O "VÍDEO CLANDESTINO" - Randyson Laercio

Post Top A

terça-feira, 20 de janeiro de 2015

TV MIRANTE, MÁRCIO JERRY E O "VÍDEO CLANDESTINO"

Um festival de sandices foi testemunhado ontem (19) por quem estava online assim que a TV Mirante divulgou vídeo do repórter-fotográfico de O Estado Paulo Soares com uma conversa entre secretários de Estado do Maranhão tratando do destino de uma das salas da Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB).
A proposta, do secretário (ou seria deputado?) Bira do Pindaré (PSB), é transformar uma ala que hoje abriga alguns quadros do senador e ex-presidente da República José Sarney (PMDB-AP) em um memorial às vítimas da ditadura.
É uma boa proposta.
Mas o tom de galhofa com que o tema foi tratado pelo secretário de Estado de Articulação Política, Márcio Jerry (PCdoB) – que mandou alguns “porras!” ao elogiar a ideia do socialista -, denota que o objetivo não é mesmo homenagear vítima nenhuma, mas tão somente atingir Sarney, principal alvo das ações do governo Flávio Dino (PCdoB) no que diz respeito à Fundação.
É claro que a postura pequena, deselegante (para dizer o mínimo) do auxiliar governamental, principalmente no horário nobre da TV maranhense, pegou mal. Muito mal, por sinal.
E, então, a patrulha comunista iniciou os ataques.
Criticaram o quanto puderam e quiseram a TV Mirante por exibir um “vídeo clandestino”. Tentaram criminalizar o trabalho jornalístico do repórter Paulo Soares.
Até serem confrontados com o fato de que, não faz muito tempo, eles mesmos passaram uma semana vibrando ante o vazamento de uma conversa de gabinete de vários secretários da ex-governadora Roseana Sarney (PMDB) tratando do panorama eleitoral.
Aquela, sim, uma gravação clandestina. Mas, para eles, aquilo era jornalismo. O que a TV Mirante fez, não.
A conversa de ontem foi captada em espaço aberto, público, durante evento para o qual a imprensa fora convidada.
Ninguém invadiu o Convento das Mercês para flagrar nada. Nem fez tocaia, ou arapongagem. Na verdade, é bem provável que tenha sido exatamente a presença de profissionais “do sistema” o que tenha incentivado Márcio Jerry a agir como agiu.
Para mostrar poder.
Coisa mesmo de quem não está acostumado a ele.
A repercussão, no entanto, foi horrível. A tentativa de desqualificar o trabalho da TV Mirante e de Paulo Soares, pior ainda.
E eles, então, mudaram o discurso, preferindo dar destaque à proposta de Bira, que, repise-se, é uma boa proposta.
Desde que seja encarada como uma legítima forma de homenagear as vítimas da ditadura. Não um subterfúgio para atacar José Sarney.
Blog do Gilberto Léda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad