OLGA SIMÃO RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO MARANHENSE NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA - Randyson Laercio

Post Top A

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

OLGA SIMÃO RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO MARANHENSE NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA


Após indicação do deputado estadual Roberto Costa (PMDB), a Assembleia Legislativa concedeu, na manhã desta quinta-feira, 20, o Título de Cidadã Maranhense à Secretária de Estado, Olga Simão.

A sessão solene, que contou com parlamentares, autoridades e convidados, foi marcada pela visível emoção dos presentes, principalmente familiares, amigos, artistas da cultura maranhense e funcionários da Secretaria de Estado da Cultura, atual pasta da homenageada.

Em seu discurso, o deputado Roberto Costa destacou a atuação de Olga, uma vez que ela se constituiu como a mulher que mais exerceu o cargo de Secretária de Estado no Maranhão, ao todo seis Secretarias. 

“Dentre os Títulos por mim indicados nesta Casa, esse é um Título extremamente especial, pois enquanto deputado desta Casa  acompanhei vários momentos da vida pública de Olga na gestão das Secretarias de Educação, Ciência e Tecnologia e atualmente, na Cultura. Defensor que sou das causas culturais do nosso estado encontrei na pessoa da Dra. Olga, apoio para que pudéssemos tornar viável planos de diferentes setores culturais”, disse o parlamentar.

Ao lado de Roberto Costa, que exerce a função de Vice-Presidente, Olga Simão é Presidente do Conselho Estadual de Cultura, momento de parceria que o deputado disse ter sido coroado com a aprovação do Plano Estadual de Cultura, no plenário da Assembleia nesta quarta-feira, 19. O Plano Cultural, formulado a partir de um debate coletivo com a sociedade civil organizada, com as manifestações culturais e seus respectivos representantes de todas as regiões do estado, define as políticas culturais para o Maranhão nos próximos 10 anos.

Roberto Costa fechou o discurso agradecendo ao trabalho que Olga Simão realizou para o fortalecimento do estado e pelas contribuições deixadas para a população maranhense ao longo dos 24 anos em que está no Maranhão exercendo diferentes cargos.


Olga Simão

Natural de Ipameri, Goiás, Olga é a quinta filha de Amaro Vieira Lenza e Benedita Costa Lenza, é graduada em administração pública, com pós graduação em Direito Administrativo e funcionária concursada da Caixa Econômica Federal.

Exerceu os cargos de Assessora da Diretoria de Loterias da Caixa Econômica de 1984 a 1985, foi Assessora do presidente José Sarney na Presidência da República de 1985 a 1990. Assessora Parlamentar da Câmara dos Deputados de 1990 a 1994 no primeiro mandato político da governadora Roseana Sarney.

No Governo do Estado do Maranhão exerceu os cargos de:
Secretária particular da governadora Roseana Sarney de 1995 a 1998, Secretária de Estado Chefe da Casa Civil de 1998 a 2002, Secretária de Estado Extraordinária de 2002 a 2005, Secretária  Extraordinária   de Projetos Especiais de 2009 a 2010,   Secretária de Estado da Educação de 2010 a 2011, Secretária de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior de 2011 a 2012 e Secretária de Estado da Cultura de 2012 a 2014.

Plano Estadual de Cultura

Após o deputado estadual Roberto Costa (PMDB) requerer votação em regime de urgência, foi aprovado na sessão desta quarta-feira, 19, o Projeto de Lei de autoria do Poder Executivo, nº 204/2014 que trata do Plano Estadual de Cultura.

O Plano apresenta um conjunto de princípios, objetivos, diretrizes, estratégias e metas que devem orientar o Poder Público na formulação de políticas culturais para o Maranhão nos próximos 10 anos. Tem como objetivo nortear o desenvolvimento de Programas, Projetos e Ações culturais que garantam a valorização, o reconhecimento, a promoção e a preservação da diversidade cultural existentes no Estado do Maranhão. O projeto segue agora para sanção.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad