IDEB APONTA O ENSINO PÚBLICO DE BACABAL COMO UM DOS MELHORES DO PAÍS - Randyson Laercio

Post Top A

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

IDEB APONTA O ENSINO PÚBLICO DE BACABAL COMO UM DOS MELHORES DO PAÍS

O QUE SIGNIFICA O IDEB?

IDEB é o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), formulado para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino.

O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. 


Para tanto, o Ideb é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. 

As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios, e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), para os estados e o País, realizados a cada dois anos. 


As metas estabelecidas pelo Ideb são diferenciadas para cada escola e rede de ensino, com o objetivo único de alcançar 6 pontos até 2022, média correspondente ao sistema educacional dos países desenvolvidos. (Fonte: Ministério da Educação).

ESCOLAS DE BACABAL ACIMA DA MÉDIA NACIONAL

Nesta sexta-feira (5), o Ministério da Educação (MEC) divulgou as informações do Índice de Desenvolvimento da Educação Brasileira (IDEB) de 2013, que analisa a qualidade do ensino em todo o país nos anos iniciais e finais do ensino fundamental e, também, do ensino médio. 

Na avaliação do IDEB 2013, o destaque ficou por conta de três escolas da Rede Municipal de Ensino de Bacabal que atingiram índices superiores à média nacional.

O Instituto Educacional Plim Plim, foi avaliada pelo Ministério da Educação, através do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), como a melhor escola pública da região do Médio Mearim e uma das melhores do País com pontuação de 5.3

Em segundo lugar, ficou a U. E. Pantanal, com a nota 5,0 e em terceiro, a Escola Militar Tiradentes, com a nota 4,8.

Para se ter uma ideia do avanço da educação no município de Bacabal de 2013 para cá, estados como o de Minas gerais apontados como um dos melhores avaliados, obteve nota de 6.1.

Santa Catarina obteve índice de 4.5, ou seja, bem abaixo do ensino público de Bacabal. São Paulo considerada a locomotiva da economia nacional, a média foi de apenas 4.4, Fortaleza 4.7 E São Luis 4.1.

A valorização, qualificação constante do Corpo Docente, aquisição de Material Didático de qualidade e o desenvolvimento de novas técnicas educacionais, contribuíram para o excelente resultado da educação pública no município de Bacabal.

“Esses números são resultados do investimento do novo governo de Bacabal no setor educacional. Nunca se investiu tanto na educação do nosso município como agora no governo de Zé Alberto e não somos nós que estamos afirmando isso não, é o próprio Ministério da Educação o que aumenta a nossa responsabilidade para continuarmos melhorando ainda mais” disse Carlos Gusmão atual Secretário de Educação do Município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad