ROBERTO COSTA DEFENDE REALIZAÇÃO DE CONCURSO PARA CAMPUS DA UEMA EM BACABAL - Randyson Laercio

Post Top A

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

ROBERTO COSTA DEFENDE REALIZAÇÃO DE CONCURSO PARA CAMPUS DA UEMA EM BACABAL

O deputado estadual Roberto Costa (PMDB) defendeu, em seu discurso nesta terça-feira (18) na Assembleia Legislativa, a realização de concurso público para a efetivação do corpo docente no Campus da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA) em Bacabal.

Esta é uma reivindicação dos estudantes que acabam sendo prejudicados pela falta de professores. Nos últimos anos, a UEMA tem realizado concursos para a contratação temporária de professores, com permanência no cargo de apenas um ano. O principal imbróglio é que os professores que já foram contratados anteriormente não podem mais concorrer às vagas, gerando uma insuficiência de profissionais para o cargo.

“Grande parte dos professores, que têm a qualificação necessária, já participaram do processo seletivo e já foram professores durante um ano, mas como não pode haver renovação, a Universidade termina perdendo muito com a falta dos professores nos anos seguintes”, frisou o parlamentar.

Costa, que conversou com o reitor da UEMA, o professor José Augusto Silva Oliveira, destacou que o Governo já disponibilizou 12 vagas para professores efetivos, mas a direção do Campus de Bacabal até o momento não enviou um relatório com as devidas necessidades do Centro.

“Já existe disponibilizada pelo Governo a abertura de 12 novas vagas para professores efetivos. No entanto, essas vagas não conseguem se concretizar porque a demanda de Bacabal até hoje não chegou aqui na reitoria, para que seja feito todo processo preparatório para o concurso público. Então, o nosso apelo é que a UEMA aqui de São Luís, possa inclusive cobrar do campo de Bacabal, da direção de Bacabal o envio da necessidade de vagas, para que esse concurso possa ser realizado, porque só assim nós teremos forte, uma universidade que tem inclusive cumprido seu papel sendo destaque nacional, mas, que precisa desse apoio”, disse.

Roberto Costa já utilizou a tribuna outras vezes para destacar os avanços que a UEMA de Bacabal tem obtido em relação à qualificação dos cursos e também para parabenizar o desempenho obtido pela instituição, na última avaliação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (ENADE), com a obtenção da nota máxima do Ministério da Educação. E, aproveitou para parabenizar a aprovação de graduados do curso de Direito no exame da OAB.

 “A respeito do curso de Direito de Bacabal, dos 10 alunos formados pela Universidade da primeira turma de formandos, oito já passaram no exame da OAB, o que mostra realmente o empenho dos alunos da UEMA. Agora o que se precisa realmente é da contribuição por parte da universidade no sentido de dar toda uma estrutura necessária, porque eu tenho certeza de que continuarão sendo destaques nacionais”, destacou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad