ROBERTO COSTA PARTICIPA DE REUNIÃO DO COMETÊ DE AÇÕES INTEGRADAS E PEDE REFORÇO PARA SEGURANÇA DE BACABAL - Randyson Laercio

Post Top A

sábado, 25 de janeiro de 2014

ROBERTO COSTA PARTICIPA DE REUNIÃO DO COMETÊ DE AÇÕES INTEGRADAS E PEDE REFORÇO PARA SEGURANÇA DE BACABAL

O presidente da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa, deputado estadual Roberto Costa (PMDB) participou nesta quinta-feira (23), no Palácio dos Leões, da terceira reunião do Comitê de Ações Integradas, instalado para combater a crise do sistema carcerário do estado.

Durante o encontro a governadora Roseana Sarney apresentou um balanço das atividades que estão sendo desenvolvidas, além de novas medidas para combater a violência no sistema carcerário do Maranhão, como a assinatura do pacto de adesão do Maranhão à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Pessoa Privada de Liberdade no Sistema Prisional (Pnaisp).

Com a adesão do Maranhão ao Plano Nacional de Saúde do Sistema Penitenciário, os detentos e profissionais que atuam no sistema carcerário receberão assistência médica e psicológica. O secretário de Estado da Saúde, Ricardo Murad destacou que o Maranhão é o primeiro estado do país a aderir ao pacto e disse que a secretaria de saúde agora é responsável pela assistência médica nos presídios. “Agora a SES assume a responsabilidade de toda a assistência médica dos presídios e delegacias do Maranhão, exceto daquelas com menos de 100 presos”, explicou.

A governadora Roseana Sarney falou ainda sobre o andamento das diversas ações desenvolvidas pelo Comitê de Ações Integradas, e anunciou o reforço de 34 defensores públicos de todo o Brasil nos mutirões nos presídios, totalizando 55 defensores trabalhando. Ela lembrou que o objetivo do comitê é a pacificação das prisões. “Nós buscamos a pacificação das prisões que defendem de ações de segurança e de direitos humanos, é esse o objetivo do comitê e do plano de pacificação das prisões”, destacou.

Segurança em Bacabal - Na ocasião, Roberto Costa, preocupado a criminalidade na cidade de Bacabal, conversou com a governadora e o secretário de Segurança Aluísio Mendes e pediu um reforço na segurança do município. O parlamentar agendou para esta sexta-feira (24) uma reunião com o comandante do 15ª Batalhão da Policia Militar, Tenente-coronel Egídio, para discutir necessidades e melhorias no setor.

“Precisamos dar uma resposta rápida à população, que vive aterrorizada a violência, principalmente com fatos lamentáveis ocorridos nos últimos dias. O cidadão não pode se tornar refém da criminalidade, viver privado de sua liberdade, isso é uma inversão total de valores”, afirmou Roberto Costa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad