ROBERTO COSTA LAMENTA FALECIMENTO DO FUNDADOR DO BOI DE AXIXÁ - Randyson Laercio

Post Top A

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

ROBERTO COSTA LAMENTA FALECIMENTO DO FUNDADOR DO BOI DE AXIXÁ

O deputado Roberto Costa usou a tribuna na sessão desta segunda-feira, 18, para lamentar o falecimento do compositor e fundador do Bumba-meu-boi de Axixá, Francisco Naiva, e destacar a perda para a cultura popular do estado.


“Quero destacar, com muita tristeza, que a cultura do Maranhão perde hoje um dos maiores ícones da sua história. Seu Francisco Naiva faleceu no início da tarde, aqui em São Luís. Ele, que foi o fundador do Boi de Axixá, conseguiu alavancar o nome do Estado para todo o mundo. Eu quero aqui também prestar as minhas homenagens e desejar meus pêsames à família, em especial à Leila Naiva, filha dele, que hoje comanda o Boi de Axixá”, frisou.

Francisco Naiva veio a óbito, com falência múltipla dos órgãos em decorrência de uma pneumonia, no Hospital Carlos Macieira, onde estava internado desde a última quinta-feira (14). O corpo está sendo velado na sede do Boi, no bairro São Francisco. Em seguida, será levado para Axixá, onde acontecerá o sepultamento.

Naiva compôs em parceria com Donato uma das canções mais famosas do bumba-meu-boi de orquestra, "Bela Mocidade", que chegou a ser gravada pela cantora Maria Betânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad