MEDIDAS PARA MELHORIA NA SEGURANÇA GERA POLÊMICA NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA - Randyson Laercio

Post Top A

quarta-feira, 30 de outubro de 2013

MEDIDAS PARA MELHORIA NA SEGURANÇA GERA POLÊMICA NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

Os deputados Rigo Teles (PV), Roberto Costa (PMDB), Magno Bacelar (PV) e Graça Paz (PSL) repercutiram, na sessão desta quarta-feira (30), a reunião realizada pela Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa que, na terça-feira (29), contou com a presença do secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, e de representantes de associações de classes dos policiais e bombeiros militares do Maranhão.

O deputado Rigo Teles foi o primeiro orador a tratar do assunto, destacando a importância dos temas discutidos durante a reunião, com vistas a melhorar as condições de trabalho dos policiais e bombeiros militares.

Em seu discurso na tribuna, Rigo Teles destacou também que há um projeto de lei de sua autoria, em tramitação na Casa, que prevê a criação do Bombeiro Civil. “Este bombeiro civil irá colaborar com a segurança, principalmente das casas noturnas, boates, bares, restaurantes e das principais empresas no combate ao incêndio e na segurança. Essas empresas irão qualificar o seu pessoal e receber um selo do Bombeiro Militar do Estado do Maranhão para que possam trabalhar na sua área como bombeiro civil”, explicou Rigo Teles, pedindo que os demais parlamentares dêem apoio a este seu projeto.

Os deputados Magno Bacelar e Roberto Costa, respondendo a críticas de deputados da oposição, defenderam as ações desencadeadas pela governadora Roseana Sarney, com vistas a melhorar o funcionamento do Sistema de Segurança Pública do Maranhão.

“Em visita à Secretaria de Planejamento do Estado do Maranhão, conversando com o secretário adjunto de Planejamento, Dr. Marco Aurélio, ele me falou do investimento de R$ 53 milhões que o Governo do Estado do Maranhão está fazendo na construção de seis presídios. E nós aprovamos nesta Casa aquele projeto de R$ 3,8 bilhões. Serão construídos presídios modernos e com todas as condições de segurança”, salientou Magno Bacelar.

DEMONSTRAÇÃO DE RESPEITO

Na condição de presidente da Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa, o deputado Roberto Costa disse que a presença na Assembleia Legislativa do secretário de Segurança Pública, Aluísio Mendes, serviu para, uma vez mais, demonstrar o respeito que o secretário tem pelo Poder Legislativo Estadual.

“Na verdade o secretário Aluísio Mendes não foi convocado, ele foi convidado pela nossa Comissão. Aceitou o convite e participou de uma reunião extremamente produtiva e importante para o povo do nosso Estado. Houve pedidos de esclarecimentos por parte de todos os deputados que estiveram presentes. Houve, de qualquer forma, um desencontro com alguns companheiros nossos que fazem parte da comissão”, declarou Roberto Costa.

Ele fez referência a uma fala do deputado Raimundo Cutrim, que disse que não fora convidado pela Presidência da Comissão. “Não deixa de ser uma verdade. Foi em função da mudança de horário e da data, em função de segunda-feira ter sido um feriado. Mas o deputado Cutrim, é bom esclarecer, esteve na reunião, participou da reunião. E eu, enquanto presidente da Comissão, inclusive perguntei ao meu querido deputado Raimundo Cutrim se queria usar da palavra, inclusive para fazer as indagações que ele fez na Tribuna que ele poderia fazer lá na frente do secretário, mas ele, por decisão pessoal, preferiu não usar a palavra no momento, e tem o direito de usar na Tribuna e que nós respeitamos”, explicou Roberto Costa.

A deputada Graça Paz, ao fazer o uso da palavra, alertou que a escalada do crime é um assunto preocupante para toda a sociedade brasileira, frisando que a criminalidade hoje é um desafio para todos os governantes.

“A insegurança que se vive hoje nas cidades, isto é sabido, não é o desejo do nosso Governo, da nossa Governadora Roseana, não é o desejo do Secretário Aluisio. Não é o desejo destes que representam o nosso Estado, que são aqui os parlamentares, não é o desejo de ninguém que estas coisas estejam acontecendo no nosso Estado e no nosso país”, afirmou a deputada, ressalvando que uma ação conjunta dos governos e da sociedade vai trazer a esperança de que a situação do sistema de segurança pública irá melhorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad