CENTRO DA CIDADE DE BACABAL GANHA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE - Randyson Laercio

Post Top A

domingo, 15 de setembro de 2013

CENTRO DA CIDADE DE BACABAL GANHA UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE

Mais 2 médicos, mais enfermeiros e mais 2 técnicos em enfermagem estão servindo à comunidade de Bacabal, principalmente aos moradores do centro da cidade, desde a última segunda-feira, dia 09. Nesse dia o prefeito José Alberto Oliveira Veloso entregou para essa comunidade mais uma Unidade Básica de Saúde. Participaram da inauguração o secretário de Saúde, médico Antônio Hidalgo da Silva Leda, secretários e vereadores.
 
PREFEITO ZÉ ALBERTO AO LADO SEC. SAÚDE HIDALGO LÉDA
Ao entregar a unidade o prefeito fez questão de ressaltar as mudanças que vem instituindo no município desde o início da sua administração, principalmente no sistema de saúde. Ele disse textualmente que “agora os bacabalenses estão sendo tratados como gente, o que não acontecia no passado”. José Alberto Veloso fez questão de destacar ainda a atuação que o secretário municipal de saúde, médico Hidalgo Leda, vem tendo a frente da pasta.

Como funciona
Localizada na Rua Rui Barbosa, no perímetro compreendido entre as ruas Antônio Lobo e Manoel Alves de Abreu, a nova UBS vai funcionar com base no desenvolvimento de ações do Programa de Atenção Básica à Saúde.

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) são a porta de entrada preferencial do Sistema Único de Saúde (SUS). O objetivo desses postos é atender até 80% dos problemas de saúde da população, sem que haja a necessidade de encaminhamento para hospitais.

Até setembro de 2012, o país contava com 38 mil UBSs. Nelas, os usuários do SUS podem realizar consultas médicas, curativos, tratamento odontológico, tomar vacinas e coletar exames laboratoriais. Além disso, há fornecimento de medicação básica e também encaminhamentos para especialidades dependendo do que o paciente apresentar.

Em 2012, já foram selecionados 1.219 projetos para construção de UBS. Até 2014, estão previstas mais de 25.520 UBS construídas, ampliadas ou reformadas, a partir do censo de infraestrutura da Atenção Básica. Terão prioridade os municípios do Programa Brasil Sem Miséria que ainda não foram contemplados pelos equipamentos.

A expansão das Unidades Básicas de Saúde tem o objetivo de descentralizar o atendimento, dar proximidade à população ao acesso aos serviços de saúde e desafogar os hospitais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad