DIA MUNDIAL DO DIABETES - Randyson Laercio

Post Top A

terça-feira, 13 de novembro de 2012

DIA MUNDIAL DO DIABETES

Oficialmente, o dia 14 de novembro é conhecido como o Dia Mundial do Diabetes. Através de dados fornecidos pela Federação Internacional de Diabetes, em todo mundo, mais de  300 milhões de pessoas têm a doença e um alto percentual vive em países em desenvolvimento.

De acordo com o Ministério da Saúde, no Brasil, aproximadamente 5,8% da população a partir dos 18 anos têm diabetes tipo 2, o que equivale a 7,6 milhões de pessoas. E aparecem 500 novos casos por dia. O diabetes tipo 1 e 2 juntos, atingem 10 milhões de pessoas.

 Diabetes é o aumento dos níveis de "açucar" no sangue(níveis glicêmicos), conhecido como hiperglicemia.

Os principais fatores de risco são:  idade acima dos 45 anos, familiares próximos com diabetes, sobrepeso ou obesidade, sedentarismo, pressão alta e colesterol elevado, mulheres com diabetes gestacional ou com filhos nascidos  com mais de 4kg, uso de medicações que aumentam a glicose no sangue.
Os sinais e sintomas: muita sede, rápida perda de peso, muita fome, cançaso enexplicável, muita vontade de urinar, falta de concentração, visão embaçada.

E nesta quarta feira dia 14 aqui na cidade de Bacabal será realizada uma campanha de orientação à comunidade que trará o tema "proteger nosso futuro", o stand ficará na praça silva neto apartir das 8hs da manhã. Será importante a sua presença para você tirar as suas dúvidas sobre a doença.

 Essa iniciativa tem a frente o médico cardiologista Dr. Maurício Carvalho Gonçalves.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Post Top Ad